Coluna de casamentos do NY Times comemora 165 anos e é bom estudo de sociedade

Em 18 de Setembro de 1851, o antigo The New-York Daily News iniciou a coluna de casamentos com apenas um matrimônio, dos noivos Sarah Mullett e John Grant. Ele tinha 26 anos e ela 23. A cerimônia aconteceu na Igreja Trindade Episcopal em Fredonia, cidade a oeste de Nova York onde a noiva cresceu. O casamento foi realizado em 10 de Setembro, e não em 15 de setembro como dizia erroneamente o artigo. No entanto, ali nasceu uma das mais prestigiosas instituições sociais do The New York Times.

Ao longo dos seus 165 anos o jornal publicou a união de pessoas importantes e comuns da sociedade de Nova York. Por muito tempo os anúncios significaram status para os recém-casados, mas hoje perdem espaço para a quantidade de informação que os nova-iorquinos estão submetidos com a internet.

Em comemoração ao seu aniversário, The New York Times resolveu ir atrás das histórias e dos descendentes de quem teve seu casamento anunciado nas páginas da coluna “Casamentos” e coletou uma série de informações bacanas que descrevem o desenvolvimento de uma cidade tão cosmopolita quanto Nova York.

Como o anúncio do casamento de uma mulher branca com um homem negro, em 1885, que é considerada pelo jornal como o primeiro pedaço de papel que se tenha registro sobre um casamento entre brancos e negros americanos. Ou a história de dois jovens de 16 e 18 anos, Mattie e James, que fugiram da cidade onde moravam para se casarem em 1898 e fizeram questão de anunciar para todo mundo ver.

Há registros inclusive de um possível primeiro casamento islâmico que aconteceu em Nova York em 1898. O casamento de dois sírios, praticantes do Islã, que haviam fugido do Império Otomano (hoje Turquia) para se estabelecer nos Estados Unidos.

O especial é um verdadeiro estudo sobre a sociedade nova-iorquina e também é bonito de ver. Até o dia 21 de fevereiro o jornal NY Times revisitará essas histórias e é possível acompanhar tudo.

[Crédito da Imagem de Capa: Reprodução]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *