Com “A Head Full of Dreams” Chris Martin faz as pazes com a vida

Se a principal queixa contra as músicas do Coldplay é o açúcar excessivo, agora sim há motivos para reclamar. O novo CD da banda é um conjunto de hinos que emanam otimismo e esperança, bem diferente do tom quase fúnebre de Ghost Stories. Provavelmente por conta do humor do líder do grupo que já deve ter se recuperado do término de seu casamento com a atriz Gwyneth Paltrow.

Ela, por sinal, faz uma participação vocal que se esconde na mixagem de Everglow, uma balada tocada ao piano que fala sobre um brilho que nunca se apagará. Nos deixando à vontade de imaginar que o letrista esteja falando do relacionamento de ambos. “Esse diamante particular”, escreve o galante Chris Martin, “é extra especial”. Gwyneth está onipresente em várias faixas.

Na mais movimentada Fun, Chris Martin relembra os bons momentos que tiveram juntos de uma forma mais reflexiva. A cantora pop suíça Tove Lo o ajuda a cantar o refrão incansavelmente repetido “Nós não nos divertimos?” e a finalizar tudo de forma bastante positiva “Talvez ainda poderemos [nos divertir] de novo”.

Para quem estiver cansado de tanta positividade (#NOT), Kaleidoscope é um suspiro no álbum. Nela, a banda articula uma visão filosófica do mundo com a narração de Coleman Banks que lê tradução própria do poema pérsio A pousada, de Rumi, acompanhado por um piano. O texto fala de como o ser humano é como uma casa tomada por visitantes (sentimentos) que podem ser alegria ou depressão, e outras emoções. A faixa conta ainda com uma participação do presidente Barack Obama cantando o hino da redenção Amazing Grace, momento capturado enquanto ele fazia parte de um ato em tributo a mortos em um tiroteio em South Carolina, no ano passado. A faixa é uma inclusão preciosa.

Não é possível falar de A head full of dreams sem citar a participação de Beyoncé. A deusa do pop “empresta sua luminosa presença” em Hymn for the weekend, mais uma canção que será entoada nessa que promete ser a última turnê da banda. Chris Martin já avisou que este é o último álbum a ser lançado pelo Coldplay. Imaginem como não será magnífica a apresentação da banda com a participação da diva no SuperBowl do próximo ano?

Para finalizar o disco, em Up&Up, Chris Martin volta com uma mensagem otimista que com facilidade será entoada em muitos estádios. A faixa conta com participações vocais de Beyoncé, a veterana backing vocal Merry Clayton e a atual namorada de Chris Martin, Annabelle Wallis. Além também da participação de Noel Gallagher em um solo de guitarra, que culmina na finalização de Chris Martin com um conselho: “Não desista”.

 

Capa do álbum "A Head Full of Dreams" | Foto: Divulgação/Coldplay
Capa “A Head Full of Dreams” | Foto: Divulgação/Coldplay

Álbum: A Head Full of Dreams

Artista: Coldplay

Data de lançamento: 4 de dezembro de 2015

Gravadora: Parlophone/ Atlantic Records

Formatos: Digital, vinil e CD

Faixas essenciais: “Hymn for the weekend” e “Fun”.

1 Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *