Euclides da Cunha completa 150 anos e ganha homenagens pelo Brasil

Os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha, autor do clássico literário Os Sertões, receberá comemorações pelo Brasil afora. No sertão da Bahia, a cidade que ganhou o nome do escritor em 1938, vai iniciar hoje as homenagens com uma placa no Educandário Oliveira Brito e muitas outras virão.

Durante o ano, será o lançado o curta-metragem Canudos: História de Meninos, de Antenor Júnior, que recupera a história da guerra e tem participação de adolescentes de escolas públicas da região.

A cidade São José do Rio Pardo, que adotou o escritor como filho, terá eventos durante todo o ano para resgatar o seu “lado poeta e humano”.

Euclides da Cunha foi escritor, sociólogo, repórter jornalístico e historiador. Quando surgiu a insurreição em Canudos, ele escreveu dois artigos para o jornal O Estado de São Paulo intitulados “A Nossa Vendéia”, que lhe valeram um convite do periódico para presenciar o final do conflito. Euclides mandava notícias do front e seus telegramas serviram como um ensaio para Os Sertões.

Euclides da Cunha completa 150 anos hoje. (Foto: Reprodução/Domínio Público)
Euclides da Cunha completa 150 anos hoje. (Foto: Reprodução/Domínio Público)

O autor morreu novo, aos 43 anos, depois de tentar matar Dilermando, o amante da mulher, Ana de Assis. Uma tragédia que continuou com a morte do próprio filho, anos depois, pelo mesmo Dilermando.

Recentemente, o blog Correio IMS publicou duas cartas que Euclides da Cunha mandou para Francisco de Escobar, uma delas contendo os primeiros exemplares de Os Sertões no qual o amigo identificou erros de pontuação, acentuação e concordância.

Os Sertões é até hoje considerado uma das grandes epopéias da literatura portuguesa.

Crédito da Imagem: Reprodução

Vinícius Silva
Sou formado em Jornalismo e mestre em Gerenciamento de Negócios Internacionais. O vício em Filmes, Séries e nas Artes em geral me levaram à escrita.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *