Séries

Jimmy McGill começa a ficar para trás em nova temporada de Better Call Saul

Duas sequências são essenciais para entender o que vai acontecer na segunda temporada de Better Call Saul, que já teve o primeiro episódio disponibilizado pela Netflix. A primeira, filmada em preto e branco, mostra Jimmy McGill trabalhando na cafeteria de um shopping center. Ao tentar jogar o lixo fora no final do expediente, ele fica trancado e existem duas opções: 1) esperar alguém chegar para abrir a porta por fora; ou 2) sair pela saída de emergência e, por isso, a polícia ser acionada. Dúvidas sobre o que Jimmy McGill escolhe?

Acertou se você marcou a opção pelo o que era correto ser feito: não sair pela saída de emergência para não acionar a polícia sem necessidade. É o que o velho McGill fazia e fez nessa situação. Mas não é o que acontece no final do episódio, quando ele se vê novamente tomado por esse dilema. A situação na qual ele se encontra é diferente, mas é uma sequência que ajuda a mostrar sobre o que essa temporada será: Saul Goodman vai começar a assumir os papéis, deixando Jimmy McGill cada vez mais para trás e adormecido.

É ainda mais interessante acompanhar essa transformação porque a série não tem interesse em tratar do assunto com rapidez. Pelo contrário: o ritmo lento e paulatino da primeira temporada continua nesse segundo ano – assim como o cuidado com cada plano. São as características que deram certo em Breaking Bad e que a transformaram em uma das melhores séries dos últimos anos (isso se não foi a melhor).

McGill/Goodman não está tão confuso como ele estava nos primeiros dez episódios. Aparentemente, ele sabe exatamente o que ele quer. No diálogo entre ele e Mike sobre o fato de ter deixado para trás todo aquele dinheiro que eles tinham conseguido porque era a coisa certa a fazer, Saul deixa claro que se tiver outra oportunidade, não deixará passar novamente – uma clara referência ao que acontece em Breaking Bad, quando Walt contrata os seus serviços e ele aceita, mesmo sabendo dos riscos e dos perigos. Ali, a sua transformação em Saul Goodman já estava fechada. Por enquanto, ainda estamos vendo como isso vai de fato ocorrer.

Por outro lado, Saul também sabe que até ele conseguir se tornar completamente independente em fazer o que ele quer, é preciso passar por algumas situações e aceitar alguns trabalhos. Tudo faz parte dessa escalada rumo ao topo da pirâmide, em deixar de ser uma pessoa comum e sem dinheiro e se tornar alguém influente e com recursos. Os altos e baixos com certeza irão continuar. Afinal de contas, se Saul não tem dúvidas sobre o que ele quer para o seu futuro, o interesse amoroso dele em Kim estará também no centro dessa narrativa – e uma desilusão amorosa é algo que pode definir completamente a sua transição.

Assista o trailer oficial que foi divulgado pela Netflix nesta terça-feira (16):

Crédito da Imagem: Divulgação/AMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *