Vinyl, uma das séries mais aguardadas produzida por Martin Scorsese e Mick Jagger para a HBO, vai estrear no dia 14 de fevereiro de 2016. A história se passa na década de 1970 em Nova York e é centrada no personagem principal interpretado por Bobby Cannavale (Boardwalk Empire), que é o presidente de uma gravadora fictícia e que luta para salvá-la e mantê-la relevante, e também salvar a si mesmo dos excessos das drogas, durante um período em que o punk e o disco começavam a ganhar importância.

Mas o projeto em si tem sido guardado por, digamos assim, muitos segredos. Pouco conteúdo digital (imagem e vídeo) foram divulgados e o trailer lançado (confira abaixo) não entrega muita coisa (o que é bom) além daquela precisão do Martin Scorsese em contar uma história através de um personagem principal cujo caráter é questionável e detalhes precisos sobre o período o qual a trama se desenvolve.

Martin Scorsese e Mick Jagger são os nomes colocados à frente do projeto com o intuito de gerar atenção, mas quem realmente vai segurar as rédeas e desenvolver a série é Terence Winter, produtor, escritor e diretor da aclamada Sopranos, criador de Boardwalk Empire e roteirista do filme O Lobo de Wall Street.

Se você, como nós, também ficou curioso sobre Vinyl e queria saber mais sobre a série, reunimos aqui algumas informações que já foram divulgadas na imprensa especializada para te manter atualizado sobre o que podemos esperar em relação a este seriado.

Como surgiu a ideia
As primeiras conversas entre Scorsese e Jagger começaram em 2006, quando o vocalista do Rolling Stones pediu para que o diretor americano dirigisse o documentário dos Stones, que fora intitulado na época Shine a Light. Martin Scorsse já tinha filmado documentários para outras bandas no passado, como The Band e um outro sobre Bob Dylan.

Segundo informações do site Deadline, Mick Jagger sugeriu à Scorsese que eles filmassem um filme como Casino, só que se passando no meio das gravadoras e da indústria fonográfica. Na época, além do documentário do Rolling Stones, Scorsese estava também filmando Os Infiltrados, que lhe rendeu seu primeiro Oscar.

Mick Jagger e Martin Scorsese são os produtores executivos responsáveis por "Vinyl"
Mick Jagger e Martin Scorsese são os produtores executivos responsáveis por “Vinyl”

O projeto foi intitulado como History of Music e passou por diversos estúdios que tinham interesse em filmar a história até, finalmente, chegar na HBO em 2010. No começo, quem deveria escrever a história era William Monahan, roteirista de Os Infiltrados. Mas ele abandonou o projeto, que foi parar nas mãos de Terence Winter, responsável por Boardwalk Empire, e George Mastras, um dos roteiristas de Breaking Bad.

Assim, com toda a equipe pronta e o sinal verde dado pela HBO, as filmagens começaram no verão de 2014.

Diversidade de locações
Martin Scorsese é reconhecido por diversas assinaturas. Sabemos exatamente quando estamos diante de um filme dirigido por ele: os diálogos frenéticos e a precisão nos detalhes da época.

vinyl-2
Produção recriou a fachada do Rough Trade em NY | Foto: Reprodução/Brooklyn Vegan

Para recriar a década de 70 naquele cenário sombrio rodeado por drogas, sexo e rock, Vinyl recriou diversos locais icônicos para a época, filmando em Williamsburg, Brooklyn e até recriando a fachada da loja Rough Trade. O Max’s Kansas City, importante reduto criado por Andy Warhol onde artistas como Velvet Underground, Ramones e Patti Smith se encontravam para tocar músicas também foi cuidadosamente recriado, segundo o site Gothamist.

O escolhido
O ator Bobby Cannavale, que ganhou um Emmy pelo papel do mafioso Gyp Rosetti em Boardwalk Empire, afirmou à revista Esquire que já estava acertado desde 2012 com o projeto. Nessa entrevista, ele afirma que esteve com o roteiro por anos. “Ninguém está mais entusiasmado em fazer esse show do que eu, acredite. E vai ser muito bom”, disse Cannavale.

O seu personagem, Richie Finestra, é o fundador e presidente da American Century Records e o seu trabalho é bastante reconhecido. Mas a gravadora está em crise, perdendo relevância e Richie está cada vez mais se afundando nas drogas enquanto percebe o punk e o disco começando a ganhar notoriedade. Então, é bom esperarmos muitas besteiras feitas por ele ao longo dessa jornada.

Além de Cannavale, o elenco é formado também por Olivia Wilde (House), que interpreta Devon Finestra, a esposa de Richie e mãe de dois filhos pequenos. Ela é uma ex-atriz e modelo que chamou a atenção de Andy Warhol nos anos 60 e que se vê carregada por Richie para a sua antiga vida boêmia quando o trabalho de Richie coloca uma barreira na vida pessoal dos dois.

Já Juno Temple (O Cavaleiro das Trevas Ressurge) é a ambiciosa assistente Jamie Vine, que irá fazer de tudo para se tornar importante dentro da gravadora. Por sinal, o rock “corre nas veias” de Temple, uma vez que o seu pai, Julien Temple, filmou documentários do Sex Pistols (The Filth and the Fury) e Joe Strummer (Joe Strummer: The Future is Unwritten).

É puro rock n’ roll
Se podemos esperar várias das assinaturas de Martin Scorsese nesta obra, também pode-se dizer que Vinyl será um programa bem rock n’ roll. A HBO já confirmou que algumas músicas do Rolling Stones estarão na trilha sonora da série, isso sem contar em outras faixas que serão tocadas e que fizeram parte desse período.

A primeira temporada deverá ter nove episódios. E a HBO terá uma concorrência forte enquanto Vinyl estreia porque a série irá competir com diversas outras produções musicais que começaram a fazer sucesso na televisão americana. É o caso, por exemplo, de Empire, criada por Lee Daniels (Preciosa, O Mordomo e PaperBoy), que chegou sem ninguém dar muita importância e hoje é um dos principais dramas da emissora. E ele já trabalha em um outro drama musical, chamado Star, cuja história será centrada na vida de três cantores novatos.

Mas enquanto Vinyl não estreia, assista aqui o trailer divulgado pela HBO:

2 thoughts on “O que esperar de “Vinyl”, série da HBO criada por Martin Scorsese e Mick Jagger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *