A campanha e a desistência (leia aqui) de alguns títulos importantes não foram suficientes para que Aquarius fosse escolhido como o representante brasileiro para concorrer a uma indicação ao Oscar no ano que vem. Tido como a escolha natural por representar o melhor longa-metragem nacional lançado no ano, o Ministério da Cultura (MinC) selecionou nesta segunda-feira Pequeno Segredo e agora entra na corrida por uma vaga na premiação, marcada para acontecer no dia 26 de fevereiro de 2017.

Dirigido pelo cineasta catarinense David Schurmann, Pequeno Segredo só estreia realmente nos cinemas brasileiros no dia 10 de novembro. O longa é baseado em uma história real da família de Schurmann, sobre a adoção e a infância de Kat, filha adotiva do casal Heloísa e Vilfredo Schurmann, e irmã de David.

A comissão especial formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves analisou um total de dezesseis filmes. No final, a escolha ficou para Pequeno Segredo, que agora vai passar pelo processo seletivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Durante o processo a comissão passou por algumas desistências. A atriz Ingra Lyberato e o cineasta Guilherme Fiúza Zenha deixaram a comissão alegando falta de legimitdade para a escolha do filme, por causa é claro de toda a polêmica envolvendo o crítico da CBN Marcos Petrucelli, que publicou duras declarações em suas redes sociais condenando os protestos que o elenco de Aquarius fez no Festival de Cannes nesse ano.

Agora, mesmo não sendo indicado pelo MinC, Aquarius pode concorrer em outras categorias já que estreia no mês de Outubro nos Estados Unidos – a Academia de Hollywood permite que qualquer filme que fique em circuito comercial por pelo menos sete dias na região de Los Angeles possa ser elegível para outras categorias.

Confira abaixo o trailer de Pequeno Segredo:

[Crédito da Imagem: Divulgação/Diamond Films]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *