Cinema

Saiba tudo sobre ‘Dunkirk’, o épico da II Guerra Mundial de Christopher Nolan

O diretor Christopher Nolan é um desses cineastas que alcançaram um nível tão elevado que qualquer novo projeto que ele decida fazer faz com que nossos sentidos fiquem mais aguçados e esperando ansiosamente qualquer novidade que vai sendo anunciada. É o que vem acontecendo desde que ele anunciou Dunkirk, um épico sobre a Segunda Guerra Mundial que essa semana ganhou trailer, pôster (veja na galeria ao fim desse artigo) e data de estreia.

Caso você ainda não tenha noção sobre o que é o filme, a gente aqui do Trívia Mail dá uma ajudinha e conta um pouco mais sobre Dunkirk. Confira:

Sobre o que é?

Como dissemos, Dunkirk é ambientado na Segunda Guerra Mundial e o roteiro (escrito pelo próprio Nolan) é baseado na Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil soldados na cidade que dá título ao filme. A operação consistia em retirar as tropas aliadas da Força Expedicionária Britânica (FEB), da França, Bélgica e Holanda do porto de Dunkirk, que naquele instante estava cercado pelas forças nazistas.

A batalha ocorreu entre maio e junho de 1940 e estimava-se que apenas 25% da FEB conseguiria ser resgatada. No final o resultado foi muito superior e ajudou a redefinir o curso da guerra.

Dunkirk no mapa | Foto: Reprodução/Google Maps
Dunkirk no mapa | Foto: Reprodução/Google Maps

Onde fica Dunkirk?

Dunkirk (ou Dunquerque) é uma cidade costeira no norte da França, no canal da Mancha, onde os soldados das tropas aliadas ficaram basicamente cercados pela ofensiva alemã que forçou o local a se tornar um forte ponto de evacuação devido às suas grandes praias, onde as tropas podiam se reunir enquanto esperavam o resgate ou mesmo como uma forma de se esconder (e se proteger) dos constantes bombardeios e ações dos nazistas.

A cidade está a 10km da fronteira com a Bélgica e tem atualmente cerca de 70 mil habitantes.

dunkir-galeria

Quem está no filme?

Pra começar, Michael Caine não está no elenco de Dunkirk. É isso mesmo: apesar de ser um filme de Christopher Nolan, o ator britânico dessa vez não participa. Ele que esteve nos últimos seis longas dirigidos por Nolan. Por outro lado, Dunkirk chamou atenção no primeiro momento pela presença de Harry Styles (sim, o rapaz lá do One Direction).

Mas o elenco tem atores renomados e muito premiados. O último vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Mark Rylance (Ponte de Espiões) está na produção. Além dele, os indicados Kenneth Branagh (Frankestein de Mary Shelley (1994), Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria), Cillian Murphy (A Origem). E também os atores estreantes Fionn Whitehead, Jack Lowden, Aneurin Barnard e o já citado Harry Styles.

christopher-nolan-post

Cuidados cinematográficos

Christopher Nolan é um cineasta muito cuidadoso e preocupado com a imagem. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Interstellar, Nolan filmou misturando câmeras de alta-resolução IMAX que fizeram as sequências dos filmes terem uma enorme profundidade de campo tornando as imagens em Interstellar, principalmente, tão bonitas, bem filmadas e rica em detalhes.

Em Dunkirk o cineasta vai reprisar a parceria com o Diretor de Fotografia Hoyte van Hoytema (Interstellar, 007 Contra Spectre) para recriar cenas tão grandiosas e bonitas quanto as vistas em Interstellar. Filmado em parte com as câmeras IMAX e outras com bitolas de 65mm.

Essa decisão vai antecipar a estreia de Dunkirk em dois dias nos cinemas que ainda projetam filmes em celulóide, tanto em 35mm quanto em 70mm. Recentemente, o diretor Quentin Tarantino fez o mesmo com Os Oito Odiados. E o próprio Nolan quando lançou Interstellar também antecipou exclusivamente a exibição do filme para estas salas.

Durante participação na Cinemacon de 2014, Christopher Nolan justificou que não está empenhado em filmar com nostalgia respondendo algumas críticas de expositores que mudaram suas salas para exibições digitais e não gostaram muito da decisão do diretor. “Sou a favor de qualquer tipo de inovação técnica, mas precisa exceder o que foi antes. E até agora nada excedeu qualquer coisa que veio antes”, disse Nolan.

Modelo verdadeiro de avião que foi usado nas filmagens de Dunkirk. | Foto: Reprodução
Modelo verdadeiro de avião que foi usado nas filmagens de Dunkirk. | Foto: Reprodução

Recriações verdadeiras

Christopher Nolan também é conhecido pelo pouco uso de efeitos visuais (ou CGI) em seus filmes. E para filmar Dunkirk as coisas não mudaram. Se em Interstellar ele utilizou uma versão em tamanho real de uma nave espacial construída, a produção de Dunkirk precisou recriar navios da era da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, Nolan chegou a gastar $ 5 milhões do orçamento do filme para comprar um avião alemão vintage de verdade para ser abatido em uma das sequências do filme (como o da foto acima).

Dunkirk também foi filmado em locações reais na França, Holanda, Reino Unido e Los Angeles.

Sinal de sucesso

O nome de Christopher Nolan à frente de qualquer projeto é sempre visto como um sinal de sucesso e retorno comercial. Por isso a Warner Bros (estúdio responsável por Dunkirk) não mediu esforços para convencer Nolan a realizar o filme. Por causa de Dunkirk, ele se tornou o diretor mais bem-pago de Hollywood ao receber $ 20 milhões por dia para filmar a produção, além de também ter acesso a 20% da bilheteria de Dunkirk quando o longa estrear ao redor do mundo.

De acordo com o The Hollywood Reporter, desde o acordo que Peter Jackson firmou para filmar King Kong que não se via algo dessa magnitude na indústria. Ainda segundo a THR, os diretores em Hollywood normalmente recebem $ 1.5 milhão em média por dia para dirigir uma produção.

Mas após resultados tão expressivos desde a sua estreia na direção por um grande estúdio com o filme Insônia (2002), onde a Warner gastou $ 43 milhões para produzir e arrecadou mais de $ 113 milhões no mundo inteiro, Christopher Nolan alcançou o patamar dos grandes e todo mundo espera que Dunkirk seja novamente um enorme sucesso de bilheteria – e, claro, também de crítica.

O filme estreia no dia 21 de Julho de 2017, mas chega dois dias antes (no dia 19) nos cinemas que ainda exibem em celulóide.

Assista o trailer divulgado hoje com as primeiras cenas do filme:

[Crédito da Imagem: Divulgação]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *