Veja cinco filmes dos anos 80 que inspiraram “Stranger Things”

Stranger Things é a nova série da Netflix que estreia na próxima sexta-feira (15) e uma aposta do serviço de streaming para o verão americano, uma época do ano que é costumeiramente sempre concorrida com grandes lançamentos. Há uma explicação para todo esse holofote: o caráter nostálgico da década de 80 marcada, principalmente, por filmes produzidos por Steven Spielberg e tão presentes em Stranger Things promete atrair esse público.

A série é ambientada nos anos 80 em Hawkins, no estado de Indiana, e conta a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas. Quem interpreta a mãe do garoto é a atriz Winona Ryder, fazendo sua estreia em séries de TV, que pede às autoridades locais para que investiguem o desaparecimento do menino. A partir daí começam os eventos sobrenaturais e até teorias da conspiração envolvendo documentos ultrassecretos do governo em uma história contada em oito episódios.

Temos certeza que pela sinopse você já deve ter ficado um pouco mais nostálgico apenas em saber que a série se passa nos anos 80 e que tem influência direta de produções que se transformaram em gênero rapidamente e que marcaram muito a infância de quem pôde assistí-los, principalmente nas Sessões da Tarde da vida.

Por isso pensamos em trazer cinco filmes que influenciaram Stranger Things e que ajudam a explicar o porquê da Netflix tentar retomar a magia dos filmes daqueles tempos. Confira:

et-o-extraterrestre

E.T – O Extraterrestre (1982)

Uma das coisas mais interessantes de E.T – O Extraterrestre, e de boa parte dos filmes dos anos 80 que vieram após ele, era que as crianças em nenhum momento eram subestimadas. E são elas quem dão uma verdadeira lição de solidariedade aos adultos, quando Elliot convence os irmãos a ajudá-lo a enviar de volta o alienígena que se perdeu da sua nave espacial e que está alojado em sua casa. A fuga com as bicicletas voadoras é uma das cenas mais inesquecíveis da história do cinema. Assim como o filme, que ainda hoje se mostra atual e emocionante.

gonnies

Os Goonies (1985)

Ah, Os Goonies! Quem nunca sonhou em criar um grupo de amigos só para embarcarem em alguma aventura como em Os Goonies, com quartel-general, missões e tudo mais? Se você nunca sonhou com isso é porque não teve infância. Quando se fala em “aventura juvenil”, Os Goonies ainda é o primeiro filme que vem à cabeça que, aliás, contou com um dream team por trás: produção de Steven Spielberg, roteiro de Chris Columbus (Esqueceram de Mim 1 e 2) e direção de Richard Donner (A Profecia). Quer voltar a ser criança por mais de duas horas? Assista Os Goonies!

the-thing

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Já estão nostálgicos o suficiente? É, a gente sabe que E.T – O Extraterrestre e Os Goonies aguçam logo a nostalgia em praticamente qualquer pessoa. Deixando de lado um pouco as referências de Spileberg, Stranger Things bebe também na fonte de produções de terror dos anos 80. E O Enimga de Outro Mundo, dirigido por John Carpenter, é um bom exemplo disso. Foi o primeiro longa que Carpenter conseguiu fazer com um alto orçamento. Mas não obteve o sucesso esperado, muito por causa do lançamento ter coincidido com as estreias de Blade Runner e E.T – O Extraterrestre. A trama envolve a descoberta de uma nave alienígena perto de uma base norueguesa na Antártica. E aí começa o suspense (movido pela trilha de Ennio Morricone), monstros nojentos e mortes idem.

conta-comigo

Conta Comigo (1986)

Já falamos de Spielberg (responsável pela “aventura juvenil), de John Carpenter (seus filmes de terror da década de 80 são uma referência) e outro nome que faltava em nossa lista era o de Stephen King. Baseado no conto “The Body” escrito por King, a trama de Conta Comigo dirigida por Rob Reiner acompanha quatro amigos que, sabendo da existência do corpo de um jovem perto do local onde moram, decidem achar o cadáver e serem os heróis da cidade. Se o tema solidariedade já havia aparecido antes em E.T – O Extraterrestre, é retomado mais uma vez já que esta é uma busca que acaba se estabelecendo entre os amigos à medida que o filme avança.

close-encounters

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

Falando de Spielberg novamente, em Contatos Imediatos de Terceiro Grau o diretor conta uma história a qual ele pretendia levar ao cinema há muitos anos. Inspirado em filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) e O Dia em que a Terra Parou (1951), a narrativa segue o misterioso encontro de Rory Neary com um disco voador em uma rodovia deserta nos EUA. Spielberg revisitou o filme várias vezes ao longo da sua carreira, cortando e adicionando cenas. É um clássico do gênero de ficção científica e que tem tudo a ver com o imaginário de Stranger Things.

Antes da série estrear na sexta-feira e a Netflix disponibilizar todos os episódios, assista o trailer abaixo:

Crédito da Imagem: Divulgação

1 Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *