Cinema

“Youth” é escolhido como Melhor Filme Europeu no Europe Film Awards

Para todos os cantos que se olhar agora terá alguma lista de indicados sendo divulgada ou algum filme, ator ou atriz, vencendo um prêmio. Quem está liderando, por enquanto, as chances de ser indicado ao Oscar e vencer o prêmio na categoria de Melhor Filme Estrangeiro é Youth, longa dirigido por Paolo Sorrentino, que foi escolhido como o Melhor Filme Europeu no European Film Awards (EFA). O diretor já venceu na mesma categoria os prêmios do Globo de Ouro e do Oscar com seu filme anterior, A Grande Beleza.

Além de vencer na categoria principal, Youth também deu prêmios à Paolo Sorrentino (Melhor Diretor) e Michael Caine (Melhor Ator), o que aumenta as chances de o filme também ser indicado nessas três categorias na premiação do Oscar, em fevereiro de 2016.

Crise de idade

Youth é sobre a crise de idade vivenciada pelo personagem de Michael Caine e também pelo seu amigo Harvey Keitel. Ambos têm que lidar com a velhice e as perspectivas de ter ou não trabalho, ser ou não saudável, viver ou não um amor, mesmo que ele seja platônico ou imaginário. O tema, aliás, também apareceu no filme A Grande Beleza, e foi mostrado com a mesma preocupação estética. Os filmes de Sorrentino não poupam quando o assunto é cenários belíssimos.

Charlotte Rampling e Michael Caine venceram como Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente. (Foto: Reprodução/EFA)
Charlotte Rampling e Michael Caine venceram como Melhor Atriz e Melhor Ator. (Foto: Reprodução/EFA)

Os premiados da noite

A atriz Charlote Rampling, indicada ao Globo de Ouro por sua atuação em 45 Years, saiu da cerimônia com dois troféus: um como Melhor Atriz pelo filme 45 Years e outro por uma homenagem que a EFA fez à sua carreira, lhe entregando um prêmio honorário.

O filme inglês The Lobster, outro que está disputando com Youth a indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, saiu do European Film Awards com o prêmio de Melhor Roteiro para os autores gregos Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou, responsáveis por Dente Canino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009.

Na categoria de Melhor Documentário venceu Amy, filme sobre a trajetória meteórica da cantora Amy Winehouse até morrer vítima de uma overdose. O documentário também está em uma pré-lista de indicados ao Oscar. Veja a lista completa dos vencedores aqui.

Assista o trailer de Youth:

Crédito da Imagem: Divulgação/Fox Searchlight Pictures

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *