O ano de 2024 para os filmes promete ser um daqueles inesquecíveis, ainda mais depois de tantas produções terem sido adiadas por conta da greve de atores e roteiristas. Nessa coleção de 24 filmes que selecionamos como os mais esperados, tem novas histórias, adaptações, sequências, prequels, remakes e cinema de autor. Ou seja: tudo aquilo capaz de fazer a gente sair de casa para ir até uma sala de cinema assistir em uma tela bem grande.
Confira abaixo:
The Killer
Diretor: John Woo | Estreia: A confirmar
O aclamado diretor John Woo está finalizando a refilmagem de The Killer, um clássico que ele próprio dirigiu em 1989. A história será um pouco diferente da original, agora liderada pela atriz Nathalie Emmnauel (Game of Thrones). O que posso esperar, ainda mais se tratando de um filme de John Woo, são as intensas sequências de ação, marca registrada da versão de 89, além das coreografias grandiosas nas cenas de perseguição e combate.
2073
Diretor: Asif Kapadia | Estreia: A confirmar
O documentarista Asif Kapadia, que realizou nos últimos anos os ótimos Senna, Amy e Maradona, agora parece demonstrar uma ambição maior ao fazer um documentário ambientado em um mundo distópico para refletir sobre o estado da sociedade, as questões emergentes que tiram o nosso sono e quais as possibilidades de solução. Não vai faltar assunto, isso é certo. Com Inteligência Artificial, mudanças climáticas e tantos outros temas emergenciais, Kapadia tem um leque de temas para se debruçar. E estou curioso para assistir o que ele vai fazer.
Horizon: An American Saga
Diretor: Kevin Costner | Estreia: Capítulo 1: 28 de junho, Capítulo 2: 16 de agosto
Kevin Costner retorna à cadeira de diretor com esse épico bastante aguardado que ele vem tentando viabilizar há anos. O projeto inclusive impactou nas filmagens recentes da série Yellowstone, a qual ele está de saída. A trama de Horizon: An American Saga, dividida em dois capítulos, promete mostrar 15 anos de expansão territorial e colonização do Oeste norte-americano, antes e depois da Guerra Civil que ocorreu entre 1861-1865. Essa é uma ambientação bastante familiar para Kevin Costner, que usou essa época na sua estreia como diretor no premiado Dança com Lobos.
Challengers
Diretor: Luca Guadagnino | Estreia: 26 de abril
Challengers foi uma das produções afetadas pela greve de roteiristas e atores no ano passado e, por conta disso, teve a estreia adiada para 2024. O filme mais recente do diretor Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), estrelado por Zendaya, acompanha um triângulo amoroso vivido por ela, Mike Faist (Amor, Sublime Amor) e Josh O’Connor (The Crown). Eles vivem três tenistas profissionais e intensas disputas desde que se conheceram ainda adolescentes no circuito.
Drive-Away Dolls
Diretor: Ethan Coen | Estreia: 23 de fevereiro
Outro filme que deveria ter estreado em 2023, mas foi adiado por conta das greves em Hollywood, Drive-Away Dolls é o primeiro filme dirigido por Ethan Coen sem o irmão, Joel. O longa acompanha as amigas Jamie (Margaret Qualley), que está superando um término de relacionamento, e Marian (Geraldine Viswanathan) em uma viagem para Tallahassee em busca de recomeço. No caminho, as duas acabam atraindo a atenção de um grupo de criminosos.
Presence
Diretor: Steven Soderbergh | Estreia: A confirmar
Não me recordo do diretor Steven Soderbergh fazendo filmes de terror. Mesmo Distúrbio não se encaixa exatamente no gênero, sendo mais um thriller – assim como Contágio. Porém, Presence parece ser seu primeiro filme de horror. Com estreia prevista para o Festival de Sundance, que começa em janeiro, a trama segue uma família que se muda para os subúrbios e se convence de que eles não estão sozinhos na casa. Por enquanto, é tudo que foi divulgado.
I Saw the TV Glow
Diretor: Jane Schoenbrun | Estreia: A confirmar
Mais um filme do line-up do Festival de Sundance, e um dos mais aguardados. Produção da A24, o longa acompanha dois adolescentes que formam um laço a partir da paixão pela mesma série televisiva de horror. As barreiras, porém, entre realidade e ficção começam a sumir quando o programa é misteriosamente cancelado.
Kind of Kindness
Diretor: Yorgos Lanthimos | Estreia: A confirmar
Mal estreou Pobres Criaturas e o diretor Yorgos Lanthimos já prepara outro filme para 2024, também estrelado por Emma Stone. A trama ainda não foi revelada, mas o elenco conta com Willem Dafoe (outro membro de Pobres Criaturas), Margaret Qualley e Jesse Plemons. A única coisa que se sabe é que Kind of Kindness conta três histórias diferentes, com o elenco interpretando personagens distintos em cada uma delas.
Duna: Parte II
Diretor: Dennis Villeneuve | Estreia: 29 de fevereiro
Uma das superproduções mais aguardadas do ano, Duna: Parte II acompanha Paul em uma jornada ao lado de Chani e os Fremen – população de Arrakis que vive no deserto – para se vingar por sua família e planeta. E, assim, tentar evitar um futuro que só ele tem o poder de prever.
Nosferatu
Diretor: Robert Eggers | Estreia: 25 de dezembro
Nosferatu é um dos filmes que eu mais aguardo em 2024, desde que foi anunciado por Robert Eggers (A Bruxa, O Farol) como seu próximo projeto. Escrito e dirigido por ele, trata-se de uma refilmagem do clássico de F.W Murnau, lançado em 1922. A trama já teve um remake em 1979 e conta a história de obsessão entre um antigo vampiro da Transilvânia (Skarsgård) e uma jovem assombrada (Lily-Rose Depp) na Alemanha. Ao persegui-la, Nosferatu causa um horror incalculável por onde passa.
Untitled Hong Sang-soo Film
Diretor: Hong Sang-soo | Estreia: A confirmar
Um dos diretores mais queridos por esse blog anunciou mais um filme para 2024, ainda sem titulo. Vai marcar o reencontro de Hong Sang-soo com a atriz Isabelle Ruppert. Todo novo projeto do cineasta sul-coreano é uma grande incógnita. O que podemos esperar é a simplicidade de sempre na câmera, equilibrando com a complexidade que só ele tem em contar boas histórias. Detalhe desse novo trabalho é o cronograma mais longo que o normal. Aguardando ansiosamente.
Blitz
Diretor: Steve McQueen | Estreia: A confirmar
Produzido pela Apple TV+, Blitz marca a retomada do diretor Steve McQueen à direção de longa-metragem após anos realizando o documentário Amsterdan. O tema, porém, continua o mesmo: a Segunda Guerra Mundial. Estrelado por Saiorse Ronan, o filme retratará o período mais crítico de bombardeios à cidade de Londres durante o conflito.
Father Mother Sister Brother
Diretor: Jim Jarmusch | Estreia: A confirmar
Cate Blanchett e Jim Jarmusch se reúnem novamente para o novo longa-metragem do diretor. Nenhum detalhe específico sobre a trama foi divulgado até o momento. Como por aqui somos fãs da filmografia de Jarmusch, esse é mais um filme muito aguardado. Nos contentamos só com o anúncio.
C’est pas moi
Diretor: Leos Carax | Estreia: A confirmar
Os filmes do diretor francês Leos Carax são sempre exercícios de linguagem e é isso que podemos esperar neste novo longa-metragem. O próprio cineasta definiu o projeto como “formato livre, um autorretrato que revisita mais de 40 anos da filmografia e questiona as principais etapas da sua vida, ao mesmo tempo que capta os tremores políticos da época”. Pode esperar esse filme na Seleção Oficial do Festival de Cannes desse ano.
Furiosa
Diretor: George Miller | Estreia: 24 de maio
Desde que foi anunciado pelo diretor George Miller, Furiosa é cercado de muita expectativa. E o trailer, divulgado durante o CXCP que aconteceu em São Paulo no final de 2023, confirmou isso. O filme se passa 45 anos após o colapso, ou seja, 15 anos antes dos eventos de Mad Max: Estrada da Fúria. O deserto permanece como a paisagem predominante, mas podemos esperar a existência de alguns prédios e complexos industriais. Enfim, promessa de um filmaço!
Serpent’s Path e Chime
Diretor: Kiyoshi Kurosawa | Estreia: A confirmar
O grande diretor Kiyoshi Kurosawa prepara não um, mas dois lançamentos para 2024. Um deles é o remake de um dos seus grandes filmes, Serpent’s Path, agora com a trama sob a perspectiva de uma protagonista mulher. Esse é um desejo antigo do diretor, aliás, que ele até discutiu recentemente em uma entrevista com o cineasta japonês Ryusuke Yamaguchi. Outro longa-metragem confirmado é Chime, protagonizado por Mutsuo Yoshioka, o qual acompanha um professor cuja vida é perturbada por um toque que traz consigo uma sensação crescente de pavor. Kurosawa afirmou que se trata de “um filme maluco, de outro mundo”. Pode mandar!
Mickey 17
Diretor: Bong Joon-ho | Estreia: A definir
Após vencer tudo com Parasita, o diretor sul-coreano Bong Joon-ho pretende lançar nesse ano Mickey 17 (tinha estreia prevista para março, mas foi adiado pela Warner), estrelado por Robert Pattinson. O filme é baseado no livro homônimo, de Edward Ashton, que acompanha um homem em um grupo descartável que parte numa missão para colonizar um planeta. Em cada grupo, um membro é designado para uma missão suicida. Quando morrem, as memórias são transferidas para um novo corpo. A trama fica dramática quando Mickey 7 morre e, ao retornar para a base, descobre que um clone já foi feito. Após o adiamento da distribuidora, expectativa cresce para o filme ser selecionado para exibição em Cannes.
The Shrouds
Diretor: David Cronenberg | Estreia: A definir
Após o insano Crimes of the Future, Cronenberg retorna ao gênero do horror com The Shrouds – também com toques de ficção científica. Em entrevista à revista francesa Cahiers du Cinema, o diretor afirmou que esse thriller é “um projeto muito pessoal”, com “partes autobiográficas” inspiradas pelo luto que vivenciou quando perdeu a esposa em 2017. A macabra trama acompanha um inventor que, durante um período de luto, cria um dispositivo capaz de transmitir o interior de túmulos ao vivo, criando um controverso cemitério de alta tecnologia. Vai ter espaço para muita coisa bizarra, pode aguardar.
Hard Truths
Diretor: Mike Leigh | Estreia: A definir
Faz um tempo que eu li que Mike Leigh (responsável por ótimos filmes como Simplesmente Feliz, Mr. Turner, Mais um Ano, dentre outros) estava com dificuldade de financiamento para seu novo projeto. Agora anunciado para 2024, ainda bem que ele conseguiu sinal verde para seu novo filme. A trama irá explorar as relações familiares no mundo pós-pandemia. Mais um filme para ficar de olho na Seleção Oficial do Festival de Cannes desse ano.
Bird
Diretor: Andrea Arnold | Estreia: A definir
Andrea Arnold é uma dessas diretoras que a gente não deixa passar despercebida quando lança algum filme. Aquário, American Honey e Cow foram apenas alguns dos grandes trabalhos que ela dirigiu – além de alguns episódios de Big Little Lies. Seu novo filme, Bird, tem praticamente nenhum detalhe sobre a trama. Mas só de saber que ela vai lançar algo novo já é motivo para empolgar.
Civil War
Diretor: Alex Garland | Estreia: 26 de abril
O novo thriller do diretor de Ex-Machina, Aniquilação (ótimos) e da série Devs (bem mais ou menos), Civil War é uma das apostas da Netflix para o ano e vai retratar uma versão futurista dos Estados Unidos dilacerado por uma guerra civil. No elenco tem Kirsten Dunst, que lidera, e também Wagner Moura.
Holland, Michigan
Diretor: Mimi Cave | Estreia: A definir
Holland, Michigan é o novo suspense da diretora Mimi Cave, responsável pelo aclamado Fresh (bastante elogiado no Festival de Sundance há dois anos). Nicole Kidman protagoniza a produção, cujo roteiro escrito por Andrew Sodroski esteve em uma blacklist de 2013 e circulou por Hollywood por vários anos. A trama acompanha uma mulher de uma pequena cidade que suspeita que seu marido vive uma vida dupla.
A Book of Jesus
Diretor: Martin Scorsese | Estreia: A definir
Estamos confiantes e animados de que A Book of Jesus, filme anunciado por Martin Scorsese recentemente, estreie ainda nesse ano. Dedos cruzados (mesmo acreditando ser algo impossível). A história é uma adaptação do livro ‘A Life of Jesus’, escrito por Shusaku Endo (‘Silêncio’, que o diretor também adaptou em 2017). Scorsese afirmou que o filme irá se passar nos dias atuais, se concentrando nos “ensinamentos fundamentais de Jesus de uma forma que explora os princípios, mas sem evangelizar”. Ele ainda disse que decidiu atender ao apelo do Papa Francisco para fazer um longa sobre Jesus, após breve encontro com o pontífice.
Megalopolis
Diretor: Francis Ford Coppola | Estreia: A definir
Ouço falar de Megalopolis há muitos anos. É um projeto bastante pessoal que Francis Ford Coppola enfrentou diversos problemas para financiar. E acabou desistindo de financiamento e colocou o próprio dinheiro para fazê-lo. Tudo que se lê sobre o filme é ambicioso. Em declaração recente à Variety, Coppola disse que “o conceito do filme é um épico romano, sendo a história ambientada nos tempos modernos, em uma nova Roma. Megalopolis conta com Adam Driver no papel principal, mas o elenco ainda tem Nathalie Emmanuel, Giancarlo Esposito, Forest Whitaker, Aubrey Plaza e muito mais.