‘Hijack’ requenta formato de sucesso na TV e entrega boa diversão

‘Hijack’ requenta formato de sucesso na TV e entrega boa diversão

Vez ou outra a televisão resgata o formato de sucesso da série 24 horas (2001-2010). A produção revolucionou a TV em 2001, logo após os eventos do 11 de setembro. Após nove temporadas, a série foi cancelada pela Fox. Spin-offs e filmes foram tentados posteriormente, mas estrearam sem sucesso. Agora é a vez de Hijack, série disponível no Apple TV+, requentar a forma de 24 horas. E para isso conta com o carisma de Idris Elba, similar ao Jack Bauer interpretado por Kiefer Sutherland na clássica série.

A trama desenvolvida por George Kay (responsável por Lupin, da Netflix) e dirigida por Jim Field Smith (Butter) retrata o sequestro de um avião que parte de Dubai com destino a Londres. A viagem dura sete horas e os episódios representam cada hora dessa jornada.

Um dos passageiros é Sam Nelson (Elba), um negociador habilidoso em operações de aquisições, que está enfrentando uma crise familiar e decide voltar à capital londrina.

Ao contrário de outras produções que tentaram parecer 24 horas, e falharam miseravelmente, Hijack é bem-sucedida nesse ponto ao escolher um formato no qual a trama se desenrola e encaixa perfeitamente. Isso se virarmos o olhar para outros problemas que, no final do dia, não comprometem a diversão que Hijack entrega.

Um deles é o fato da série não deixar claro o que os terroristas de fato querem com o sequestro. Esse mistério poderia servir bem à história, mas ele justamente atrapalha uma vez que outras ações acontecem no solo que parecem estar conectadas com o sequestro do voo – mas que nunca são bem explicadas.

Apesar de Idris Elba estar bem no papel, carismático como seu Stringer Bell em The Wire, o fato dele ser um negociador parece que o coloca à frente dos próprios terroristas, como se apenas ele soubesse tudo o que está prestes a acontecer enquanto os outros são estúpidos, bastando ser empático para convencê-los de tudo.

Mesmo com esses problemas, Hijack passa no teste e garante uma boa diversão. É interessante ver a trama se desenvolvendo dentro do avião, mesmo com inúmeros títulos que são ambientados nesse espaço. Em uma sequência, Sam usa o sistema de entretenimento da aeronave para se comunicar, em outra o piloto consegue emitir avisos mesmo sem dizer uma única palavra pelo rádio.

Em quatro episódios exibidos até o momento, toda semana a Apple TV+ lança em sua plataforma, Hijack prende a atenção com bom suspense e tensão que são praticamente obrigatórios em produções como esta. E conta com a ajuda de Idris Elba para segurar a série até o fim.

Texto originalmente publicado na newsletter Sob a Minha Lente (link)