O que é “Licorice Pizza”, o novo filme de Paul Thomas Anderson?

O público indie da Internet entrou em pavorosa nos últimos dias, quando foi finalmente divulgado o trailer do novo filme do cultuado diretor Paul Thomas Anderson, intitulado Licorice Pizza. E se você, assim como este que vos escreve, também ficou se perguntando o que diabos significa “licorice pizza”, aproveite a leitura para saber as curiosidades e alimentar o hype pelo filme.

Como alguns perfis colocaram no Twitter, “licorice pizza” é um termo para disco de vinil e também uma rede de lojas de discos da Califórnia nos anos 70, estado de nascimento do diretor e onde ele ambientou alguns de seus grandes filmes. Está certíssimo, não é fake news. Mas podemos divagar um pouco mais. É o que faremos agora.

Outros especialistas disseram que o termo foi cunhado pela dupla de comediantes Abbott e Costello entre 1951 e 1952 (inclusive, com exibição no Brasil em 1970, pela TV Tupi). Inspirados por uma música folk da dupla Bud & Travis, em uma das sketches eles tentavam vender alguns discos de vinil, mas sem sucesso. Ao final, um deles diz “bem, poderíamos polvilhar amido de milho no fundo e vendê-los como pizzas de alcaçuz [licorice pizza, em tradução livre]˜.

Entre 1969 e 1986, “licorice pizza” também foi o nome de uma rede popular de venda de vinis que funcionou no sul da Califórnia. Com a popularização das fitas cassetes (ou VHS, como também já chamamos um dia), não demorou muito para que as lojas começassem a vender ou alugar também filmes nesse formato. Aliás, foi em um desses estabelecimentos localizado em Sunset Strip, em Los Angeles, que o criador da série Os Simpsons, Matt Groening, começou vendendo as primeiras cópias dos seus quadrinhos.

O diretor Paul Thomas Anderson é dessa geração de cineastas que frequentavam locadoras, então o título do filme pode ser uma homenagem, assim como uma carta de amor aos seus tempos de juventude transitando por essas regiões do vale. Não é a primeira vez que PTA ambienta um filme com sua assinatura nessa região. Dois dos seus filmes mais celebrados, Boogie Nights (1997) e Magnólia (1999), este último principalmente porque narra o cotidiano de um dia na vida de moradores de San Fernando Valley, foram inspirados neste lugar.

E sobre o que é a história?

Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza é sobre um casal de estudantes e moradores do subúrbio de San Fernando Valley nos anos 1970. A história acompanha Alana Haim (da banda HAIM) e Cooper Hoffman (filho do grande ator Phillip Seymour Hoffman), ambos estreando como atores em um filme de longa-metragem, crescendo em cada um dos seus sonhos (assista mais abaixo o trailer).

Como pano de fundo para a história está Hollywood. Em um determinado momento, Haim até pergunta “então, como você se tornou um ator tão atraente?”, enquanto que Cooper responde “eu sou um showman. Isso é o que devo fazer”.

Há ainda alguns flashes das participações de Bradley Cooper, Sean Penn, Ben Stiller, Maya Rudolph (esposa de Paul T. Anderson) e Benny Safdie.

Uma volta no tempo

Será impossível assistir o filme e não imaginar que a história que assistiremos na tela foi inspirada na própria juventude de Paul Thomas Anderson. Não apenas pelos filmes já citados que ele ambientou na região, mas por suas raízes por lá. O diretor cresceu e passou a maior parte da sua vida ali. E faz sentido voltar às raízes quando você não sabe bem por qual caminho seguir, como o diretor afirmou sentir quando terminou Trama Fantasma, seguido imediatamente pelo anúncio da aposentadoria do ator Daniel Day-Lewis.

Muito amigos fora da tela, para PTA “a aposentadoria de Daniel mudou as coisas completamente”. Quando foi questionado se isso teve impacto em sua criatividade, ele disse que “esse é o tipo de coisa que você avalia quando a fumaça passa [ao se referir sobre a divulgação em curso de Trama Fantasma]. Eu compartilhei The Master com Daniel apenas como um amigo, para ter ideias sobre o roteiro. O mesmo com Vício Inerente. Portanto, ainda podemos ter um relacionamento criativo em meio à amizade também”, completou.

Ainda durante a divulgação do filme Trama Fantasma em 2018, o diretor chegou a participar de um debate promovido pelo jornal Los Angeles Times em que comentou o fato de, mesmo se tornando famoso, ter optado por continuar morando ali. “Olha, estou ciente de suas deficiências. Eu sei que não é o lugar mais bonito para se viver em Los Angeles. Mas é casa. E isso se torna aquilo que você ama. Eu poderia passar a minha vida inteira aqui – estou no meio de passar minha vida inteira aqui”, disse.

Como aconteceu com o próprio Trama Fantasma, Licorice Pizza pulou as exibições no circuito de festivais e representa, juntamente com o recente trabalho de Guillermo Del Toro (Nightmare Alley, que também não passou em nenhum festival de cinema), os filmes mais aguardados para o final de ano e a temporada de premiações que se avizinha.

Licorice Pizza estreia em cinemas selecionados nos Estados Unidos no dia 26 de novembro, e depois abre para EUA e Reino Unido no dia 25 de dezembro. Ainda não há uma previsão de estreia no Brasil (mesmo porque, ainda vivemos tempos pandêmicos).

É para ficar triste mesmo. Mas antes aproveite para se sentir nostálgico assistindo o trailer com a trilha de Life on Mars? do David Bowie de fundo:

Vinícius Silva
Jornalista e mestre em Gerenciamento de Negócios Internacionais. É viciado em filmes e séries, e ama discutir sobre isso. Gosta de escutar podcasts e rever filmes de Martin Scorsese.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: