Em uma viagem recente que fiz a São Paulo, pude assistir na sala do CineSesc (belíssima, por sinal) ao curta-metragem Estranha Forma de Vida, dirigido por Pedro Almodóvar e que traz Pedro Pascal (Silva) e Ethan Hawke (Xerife Jake) como dois caubóis, ex-amantes, que se reencontram depois de muitos anos.
Mas dá para dizer que se trata também de um duplo-reencontro, um que se dá entre esses personagens e outro mais pessoal e do próprio Almodóvar que, desde que declinou a adaptação de Brokeback Mountain, da autora Annie Proulx (o filme acabou sendo dirigido por Ang Lee), o diretor espanhol busca alguma resposta a essa obra e que tenha sua visão própria.
Estranha Forma de Vida representa essa tentativa, começando justamente com o fado cantado por Caetano Veloso antes de mostrar os dois personagens principais e a reconexão de ambos. Silva (Pascal) está na cidade com segundas intenções, uma vez que ele diz que precisa se consultar com um médico em razão de dores nas costas. Já Jake, recém empossado como Xerife, tem a missão de encontrar o autor de um crime brutal que espantou os moradores locais.
Almodóvar deixa claro as diferenças entre os personagens: Silva é muito mais direto e objetivo sobre seus sentimentos, ao contrário de Jake que reprime e busca resistir o tempo todo ao charme de Silva. O próprio Jake, na realidade, acredita que Silva veio até a cidade com outras intenções que não envolvia o relacionamento antigo dos dois. E isso se revela mais profundamente como um conflito no filme no dia seguinte, quando Almodóvar também mostra suas verdadeiras intenções.
O melodrama inicial dá espaço ao suspense, algo até típico de Almodóvar dos últimos filmes. Como são apenas 30 minutos de história, fica sim a expectativa de que poderíamos assistir mais dessa história e de como Almodóvar costuraria a trama até o desfecho. Ainda em Cannes, quando Estranha Forma de Vida foi exibido pela primeira vez, o diretor espanhol comentou que essa história poderia funcionar como o prelúdio para um longa-metragem.
Se de fato essa ideia se concretizar, Almodóvar terá a oportunidade de popular ainda mais a trama com outros personagens, preenchendo conflitos que no primeiro momento estão na superfície – principalmente relacionados ao passado dos personagens, história brevemente contada por meio de flashback que relembra como eles se conheceram e marca o início da paixão avassaladora de ambos.
Texto originalmente publicado na newsletter Sob a Minha Lente (link)