‘Black Mirror’ usa o terror como elemento principal na 2ª parte da temporada

‘Black Mirror’ usa o terror como elemento principal na 2ª parte da temporada

Não foi exatamente pensado, mas sinto que fiz o certo ao dividir as resenhas da 6ª temporada de Black Mirror em duas partes. É que os dois últimos episódios, “Mazey Day” e “Demon 79” se caracterizam mais pelo terror do que os três capítulos comentados na edição da semana passada (leia aqui se você perdeu).

“Mazey Day”, por exemplo, retrata a cultura da celebridade sob o ponto de vista dos paparazzi, sedentos e indo até as últimas consequências por uma foto que pague o trabalho do dia, mas também da própria estrela que às vezes vê a carreira arruinada por causa de um clique.

A narrativa, porém, vai se transformando em suspense e termina em um banho de sangue similar ao do filme Um Drink no Inferno (1996), dirigido por Robert Rodriguez.

A diferença é que no longa-metragem o inesperado ganha o efeito convincente que merece, enquanto aqui é usado apenas como um suporte na tentativa de deixar a história mais chocante, com mais appeal para um público que tem preguiça de pensar e quer pular para a ação.

Já “Demon 79” é um retorno de Black Mirror às origens no sentido visual e estético, pois o episódio como um todo homenageia o terror dos anos 70-80 (Hitchcock lembrado até na trilha sonora) e parece saído da cena independente de baixo-orçamento.

Interessante escolher “Demon 79” para encerrar a temporada, alias, porque ele não utiliza nenhuma âncora futurista. A ideia aqui é justamente provar o quanto a série cresceu em termos de abordagem e de histórias, mostrando que pode ir além sem comprometer o conceito.

Texto originalmente publicado na newsletter Sob a Minha Lente (link)